História

Fundada em 1933 pelo Decreto-lei nº 22.832, o Monte passou assim a ser freguesia, deixando de integrar a Freguesia da Murtosa como lugar.

Decreto-Lei

Nesse mesmo ano deram-se as primeiras eleições para o executivo da mais jovem freguesia do Concelho da Murtosa. As eleições tiveram os seguintes resultados:

Presidente: João Carlos Fidalgo

Vice-Presidente: Manuel Joaquim Vieira

Secretário: Francisco António Amador Sassu

Tesoureiro: Manuel Maria da Silva Porrão

“A Comissão Administrativa da Junta de Freguesia do Monte, do Concelho da Murtosa, ultimamente nomeada com a criação recente desta freguesia, pede licença para apresentar os mais respeitosos cumprimentos a V. Exa oferecendo a sua mais leal cooperação em tudo quanto tenda ao engrandecimento do Concelho, da Pátria, e a dignificação do governo da Ditadura. Não pode, pois, esta Junta deixar de assim exprimir a V. Exa com aquela franquêsa que sempre tem caracterisado o pôvo do Monte. E'um maior desejo sempre bem servir o Governo da Ditadura que tantos beneficios tem prestado ao Paiz, digno de todo o aplauso, e encontrará sempre V. Exa no povo desta freguesia provas sinceras do mais acendrado patriotismo o que muito me apráz comunicar a V. Exa. A Bem da Nação. O presidente da Comissão Administrativa, João Carlos Fidalgo.”

(João Carlos Fidalgo, 1º Presidente da Junta de Freguesia do Monte, numa carta enviada ao Presidente da Câmara Administrativa da Câmara Municipal da Murtosa, ao Administrador do Concelho da Murtosa e às Juntas de Freguesia da Murtosa, Bunheiro e Torreira, no dia 10 de outubro de 1933)

Apesar de ser uma freguesia pequena, com cerca de 2,40kme tendo à data apenas cerca de 2.000 habitantes, o Monte tinha já uma Paróquia própria: a Paróquia de Santo António do Monte, criada em 1932 como resultado do grande esforço da população que, três anos antes, tinham erguido a Igreja.

Assim, e apesar da sua pequena representação espacial e demográfica no Município da Murtosa, o Monte surge como freguesia independente, tendo, ao longo dos anos, um forte papel no Concelho, nomeadamente ao nível religioso e associativista.

Para saberem mais informação sobre o Monte podem consultar as seguintes páginas:

Demografia

Património Religioso