Boletim Informativo O Catrazana

 

Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana"

 

  Em maio de 1996 o Grupo de Jovens do Monte, inserido na Paróquia de Santo António do Monte, lançava um jornal chamado de "O Catrazana", em homenagem aos habitantes do Monte. Este jornal procurava, por um lado, divulgar as atividades do próprio grupo e, por outro, ser um veículo de divulgação de informação na freguesia. 

  Em 1998, após três anos de jornal, do qual surgiram sete edições normais e duas edições especiais, o projeto termina quando os elementos do grupo de jovens se afastam da terra e/ou integram a vida adulta. 

  Vinte e três anos após o lançamento do Jornal, a Junta de Freguesia do Monte decide renascer o projeto - desta vez como Boletim Informativo de Freguesia, publicado de forma semestral, e servindo de veículo de divulgação de informação da freguesia e das associações e grupos sediados no Monte. 

  Sob a coordenação e edição de Madalena Costa, com o contributo de diferentes grupos e associações e pessoas da terra (e de fora dela que apresentam a sua perspetiva), O Catrazana volta assim há circulação, com o número de depósito legal 456729/19. 

  "O Catrazana" pode ser adquirido, de forma gratuita, na Junta de Freguesia do Monte ou em pontos específicos da freguesia, nomeadamente nos cafés.

 

  Em 2019 foram lançadas duas edições distintas. A primeira edição procurou seguir a estrutura original do seu antecessor, seguindo as suas pisadas quer em tamanho, quer a nível estético. 

Na imagem, a 1ª edição do Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana" (Junho/2019)

  Nesta primeira nova edição, lançada em Junho de 2019, procurou dar a conhecer-se o projeto original, pelo que diversos membros do jornal O Catrazana foram entrevistados e deram a sua visão quer do projeto na época, quer do renascer do projeto.

  Para reviver esta época, procurou juntar-se o maior número possível de elementos do grupo original. Dos 18 elementos originais, foi possível reunir 10, tendo sido tirada uma fotografia que integra esta mesma edição. 

  Também como no seu original, procurou criar-se um espaço para crónicas e pensamentos, onde foram transcritas algumas das crónicas originais, assim como adicionadas algumas novas. Além disto, foram ainda divulgadas notícias de interesse para a comunidade, nomeadamente a construção do Centro Cívico do Monte e a Inauguração da Nova Cobertura do Pavilhão do Monte. 

  Não faltam ainda as atividades para fazer nos tempos livres, composto por palavras cruzadas (sobre geografia de Portugal) e um cruzadex. Como manda a tradição, o editorial da primeira página foi escrito pelo padre da freguesia, o Padre José Nunes, conhecido como Padre Zé. 

 

  A segunda edição, lançada em Dezembro do mesmo ano, assume uma postura mais recente, tendo o dobro do tamanho, e sendo a cores. 

Na imagem, a 2ª edição do Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana" (Dezembro/2019)

  Nesta edição, e contrariamente ao que se verificou na edição anterior, o editorial é escrito pelo Presidente da Junta de Freguesia, João Manuel da Cunha Miranda, que aproveita para divulgar a sua mensagem de encerramento de ano e desejar boas festas e boas entradas. 

  Seguem-se as páginas dos grupos e associações da freguesia, que aproveitam para divulgar a sua atividade: A Marcha "A Catrazana" (página 2), a Associação dos Miúdos Especiais com Muita Lata (página 3), a Associação dos Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar da Saldida (página 4), a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Padre António Morais da Fonseca (páginas 4 e 5), a Associação de Pais da Escola do Monte (página 5) e a Sociedade de São Vicente de Paulo de Santo António do Monte (página 10). 

  Além disto, é dado destaque às atividades da Semana do Catrazana e é apresentado o Catrazana de Mérito 2018: o Professor Faustino. 

  Pela primeira vez, é criada uma página de fotografias da freguesia, denominada de "O Monte pela Lente", com fotografias de Arnaldo Salgado, que apresenta uma visão de quem é de fora da freguesia. Seguem-se as atividades, com sopa de letras, palavras cruzadas e enigmas, todos seguindo a temática da pesca, principalmente da pesca tradicional.  

  Como em edições anteriores, são apresentadas crónicas e pensamentos, desta vez escritos por Francisco Faustino e Januário Cunha. Termina assim o primeiro ano de retorno deste projeto com duas edições. 

 

  A terceira edição, lançada em Agosto de 2020, assume uma postura ainda mais rejuvenescida, tendo mais do dobro do tamanho da edição anterior, e sendo novamente a cores. 

Na imagem, a 3ª edição do Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana" (Agosto/2020)

  Nesta terceira edição o editorial é novamente escrito pelo Presidente da Junta de Freguesia, João Manuel da Cunha Miranda, que explica de forma breve os projetos que a Junta criou e/ou aderiu no primeiro semestre de 2020 - o Balcão Digital do Cidadão (um projeto próprio) e a Aplicação "Juntar a Junta".

  As páginas seguintes dedicam-se a clarificar mais ao detalhe o propósito do Centro Qualifica com polo na nossa freguesia e ainda explicar melhor a Missão País 2020 que foi recebida no Monte. Já a página 5 é dedicada às festas de Santo António do Monte em 1857. As páginas 6 e 7 são destinada à Semana do Catrazana – A festa a Santo António.

  Seguidamente, são apresentados individualmente os Catrazanas de Mérito dos últimos anos: Paulo Silva (2013), Dra. Arminda Tavares (2014), Mestre Agostinho da Silva (2015), Sr. Guedes (2016), General José Ferreira Valente (2017) e o Professor Faustino (2018). 

  As páginas posteriores foram dedicadas à exposição da Atividade da Freguesia: 1º Semestre de 2020 e a uma Carta dirigida ao Executivo do Município da Murtosa devido ao Cruzamento da Rua Álvares Cabral com a Avenida de Santo António do Monte, devido ao problema relativo à sinistralidade rodoviária nesse cruzamento.

  As páginas seguintes focam-se em divulgação de informação e atividades pelos vários grupos e associações da Freguesia: Sociedade de São Vicente de Paulo de Santo António do Monte (página 16, com a história de vida de São Vicente de Paulo), o projeto dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4G – Murtosa em Rede (página 17), Marcha A Catrazana (página 18), o Sport Marítimo Murtoense (página 18 e 19), a Associação dos Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar da Saldida (página 19), a Associação dos Miúdos Especiais com Muita Lata (página 20) e a Associação Dar Ajuda aos Mais Carenciados (página 21 e 22).

  Como nas edições anteriores, são apresentadas crónicas e pensamentos, escritos mais uma vez por Francisco Faustino, Januário Cunha, Marco Pereira e Cecília Costa. À semelhança do ano anterior, foi criada uma página de fotografias da freguesia, denominada de "O Monte pela Lente", com fotografias de Arnaldo Salgado. Seguem-se as atividades, com sopa de letras, palavras cruzadas e enigmas, todos seguindo a temática da agricultura.

 

  A quarta edição, lançada em Dezembro do mesmo ano, assumiu um conteúdo distinto, procurando criar uma base sobre a história dos diferentes Grupos e Associações do Monte.

Na imagem, a 4ª edição do Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana" (Dezembro/2020)

   O editorial foi novamente escrito pelo Presidente da Junta de Freguesia, João Manuel da Cunha Miranda. Na primeira página é ainda destacado o apoio que a Junta disponibilizou aos Bombeiros na aquisição de um desfibrilhador, sendo a informação complementada posteriormente nas notícias.

  Adicionalmente é apresentada a vontade de, num ano com um menor número de atividades devido ao COVID, recordar as várias atividades das Associações e Grupos da Freguesia, sendo indicadas individualmente na página seguinte.

  Os textos, complementados e alterados pelas próprias Associações, são apresentados nas páginas seguintes por ordem alfabética: Associação Cultural e Desportiva do Monte - ACDM (página 3 e 4), Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar da Saldida (página 4), Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do Monte (página 5), Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Padre António Morais da Fonseca (página 5), Associação dos Miúdos Especiais com Muita Lata (página 6), Associação Frente Libertadora Murtoseira (página 6 e 7), Associação Humanitária dos Bombeiros da Murtosa (página 7), Associação "Marcha a Catrazana" (página 7 e 8), Dress A Girl (página 8), Grupo de Carnaval Alta Te(n)são (página 9), Grupo de Carnaval Malinhas de Mão (página 9), Sociedade de São Vicente de Paulo de Santo António do Monte (página 12 e 13) e o Sport Marítimo Murtoense (página 13).

  A atividade da Junta de Freguesia de Junho a Setembro 2020 é apresentada na página 10, seguindo-se as notícias na página 11: "Junta Apoia a Totalidade da Compra de Um Desfibrilhador para os Bombeiros Voluntários da Murtosa", "Por uma Freguesia Mais Limpa", "Apoio ao Associativismo" e "Parque de Lazer da Arribação". 

  Seguem-se as crónicas de Francisco Faustino ("Natal"), Januário Cunha ("CAMINHAR NOS SAPATOS ALHEIOS OU A SUBLIME ARTE DA EMPATIA") e Marco Pereira ("Primeiras Referências Escritas ao Monte").

  Na página 17 são apresentadas imagens históricas, criando assim a rúbrica O Monte de Antigamente. Segue-se a rúbrica O Monte Pela Lente, com fotografias de Arnaldo Salgado, na página 18 e 19.

  Na última página, junto à ficha técnica e ao desabafo final da coordenadora do projeto, divulga-se a Rádio da Freguesia: a Saldida FM

 

  Em 2021, por consequência de um conjunto de fatores, nomeadamente as eleições legislativas e o objetivo de manter o Boletim de Freguesia O Catrazana apartidário (sem qualquer ligação política), O Catrazana ficou em stand by, regressando à sua programação normal no ano de 2022. 

 

  A quinta edição, lançada em Junho de 2022, marcou assim o regresso do Catrazana após uma pausa de ano e meio. Consequentemente, houve um maior foco na divulgação das atividades realizadas durante este período.  

 

Na imagem, a 5ª edição do Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana" (Junho/2022)

 

  Como de costume, a edição inicia-se com o editorial da autoria de João Manuel da Cunha Miranda, Presidente da Junta de Freguesia do Monte. Posteriormente, ainda na primeira página, destaca-se o culminar da longa intervenção realizada no Cemitério do Monte: a pintura da Capela. 

  Seguidamente, é explicada as mudanças a esta nova edição, consequentes da considerável pausa entre publicações. 

  Não tendo havido uma publicação em Dezembro/2021, não tinha sido ainda destacada a atividade de três Associações e Grupos do Monte que aceitaram o desafio da Câmara Municipal e decoraram, com materiais reutilizados e seguindo a temática do Natal, três zonas distintas do Município.

  Segue-se a atividade da freguesia que, ao longo das páginas 4 a 6, descreve as principais intervenções do ano e meio anterior. A maior dessas intervenções, a do Cemitério do Monte, é apresentada com maior detalhe na página 7.

  Para introduzir a nova Semana do Catrazana, é apresentado o evento anterior: a Semana do Catrazana 2021 (página 8) e o Catrazana de Mérito 2020 - o Sr. Diamantino Tavares (página 9). Posteriormente, é apresentado o cartaz da Semana do Catrazana 2021 (página 10) e uma descrição das atividades (página 11).

  Segue-se as notícias, com destaque para a compra de uma propriedade com o apoio da Câmara Municipal ("Junta Adquire Propriedade Contígua com o Apoio da Câmara Municipal") e uma intervenção urbanística realizada pela Câmara ("Construção de Novo Arruamento"). 

  Com o objetivo de celebrar a longa história da Paróquia de Santo António do Monte, que completou em 2022 90 anos, a página 13 foca-se na sua história.

  Segue-se uma nova rúbrica que procura apresentar personalidades e profissões importantes para a Freguesia: Gente da Terra. Nesta primeira vez, é apresentado o "Zé Coveiro". Posteriormente, é feita uma breve apresentação sobre a evolução da profissão de coveiro.

  As páginas 16 a 19 destinam-se à apresentação das crónicas de Marco Pereira ("Carlos Conde, natural do Monte, o homem que escreveu fados para a Amália Rodrigues"), João Ruela ("Hoje Corro Eu 1") e Januário Cunha ("ESTÓRIAS DA MINHA RUA - 1 A LOJA DO TI CHICO BICHO").

  A edição termina com a já habitual divulgação da nossa rádio: a Saldida FM.

 

  Uma nova edição está prevista para Dezembro/2022.

icon-watchATENDIMENTO 9:00 - 12:30 13:30 - 17:00
icon-watchHorário do cemitério: Todos os Dias das 8:00 às 17:30

Tempo em Monte

.