Nos últimos anos a Junta de Freguesia do Monte tem vindo a procurar dinamizar a freguesia através de um conjunto de projetos. Entre esses projetos destaca-se a criação da Semana do Catrazana, a criação do Boletim Informativo de Freguesia e, já em 2020, a criação de um projeto de combate à infoexclusão denominado de Balcão Digital do Cidadão, bem como da adesão à aplicação móvel "Juntar A Junta".
Semana do Catrazana
Em 2014, a Junta de Freguesia, presidida por João Manuel da Cunha Miranda, criou um novo evento, denominado de Semana do Catrazana, cujo principal objetivo era o de fornecer aos diferentes grupos e associações da freguesia um evento no qual pudessem reunir fundos para realizar a sua atividade. Simultaneamente, procurou-se que este evento fosse em homenagem ao padroeiro do Monte: o Santo António. Assim nasce a primeira edição da Semana do Catrazana, um evento de cariz cultural, religioso e gastronómico, composto de diversos eventos, desde tasquinhas, eventos desportivos, eventos religiosos e atuações culturais como concertos e danças.
O evento, que acabou por se tornar tradição na Freguesia do Monte, foi realizado todos os anos, no mês de Junho, exceto no ano de 2020 onde, por consequência da situação vivida a nível mundial, o evento teve de ser cancelado.
Na imagem, os diferentes cartazes da Semana do Catrazana por ordem, desde 2014 (à esquerda em cima) até 2019 (à direta em baixo)
Para saber mais sobre a Semana do Catrazana CLIQUE AQUI
Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana"
Nos anos 90, mais concretamente em 1996, o Grupo de Jovens do Monte, pertencente à Igreja de Santo António do Monte, decidiu criar um jornal próprio. Assim nasce "O Catrazana", um jornal que procurava divulgar a ação do próprio Grupo de Jovens e, simultaneamente, ser um veículo de divulgação da freguesia.
No entanto, a vida adulta e as responsabilidades, nomeadamente os estudos, conduziram a que o projeto chegasse ao seu fim em 1998.
Posteriormente, a Freguesia do Monte não voltaria a ter um projeto do género até ao ano de 2019, ano em que este projeto renasce, desta vez como propriedade da Junta de Freguesia do Monte, denominado de Boletim Informativo de Freguesia, e lançado de forma semestral. O Catrazana renascia.
Na imagem, a primeira página do primeiro Catrazana, lançado em Maio de 1996
Para saber mais sobre O Catrazana CLIQUE AQUI
Balcão Digital do Cidadão
Com o objetivo de combater a infoexclusão, ainda muito presente na Freguesia do Monte como consequência da existência de uma população mais envelhecida, a Junta criou o Balcão Digital do Cidadão, cujo objetivo principal é o de prestar auxílio à população em questões do foro digital.
Assim, a Junta procura ajudar a população a usufruir dos serviços disponibilizados online pela Administração Central, bem como dar resposta às dúvidas referentes à utilização dos meios digitais. Alguns exemplos são na renovação de matrícula escolar, na emissão de certidões através do Portal das Finanças e na renovação da carta de condução através do Portal do IMT.
O projeto destina-se a todos aqueles que necessitem de apoio do ponto de vista tecnológico. Nesta primeira fase, o projeto não tem a si associado qualquer custo.
Na imagem, o logótipo do projeto
Para saber mais sobre o Balcão Digital do Cidadão CLIQUE AQUI
Aplicação “JUNTAR A JUNTA”
Com o objetivo de dar ainda mais um passo ao nível da modernização e do digital, a Junta decidiu aderir à aplicação móvel "JUNTAR A JUNTA".
Esta aplicação é completamente gratuita, intuitiva e bastante útil para promover uma maior proximidade entre a Junta e os seus cidadãos, possibilitando uma maior entreajuda, contribuindo para que a comunidade se torne mais pró-ativa e com maior envolvimento nas tomadas de decisão da Junta.
Esta App permite informar a junta de problemas e/ou sugestões; solicitar documentos; receber informações e notícias da freguesia; participar nas tomadas de decisão da Junta; entre outros.
Para aceder à app basta descarregá-la no seu telemóvel, iniciar sessão com Facebook ou email e selecionar a freguesia onde reside, neste caso, Monte-Murtosa.
Na imagem, o logótipo da aplicação
Para saber mais sobre a aplicação móvel CLIQUE AQUI